terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CD ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS - ANUACY FONTES - CANÇÕES DE ADILSON CORDEIRO - 2010


Álbum de fotografias


Este cd inicia uma busca de direcionamento para as canções apresentadas. Pelo conteúdo das letras, sinto saltar em algumas delas uma sonoridade um pouco mais acústica, isto me fez trabalhar vastamente os violões aço e em algumas faixas a viola caipira, a exemplo disto tenho a faixa 01 Álbum de Fotografias, a primeira canção em compasso composto inserida no projeto, um 6/8, um ritmo quase balada por sua pulsação, e que traz um clima saudosista à peça. A faixa  03 Recomeço com a viola, é bem interessante, pois se apresenta quase como um rap nordestino em sua primeira estrofe, depois assume um caráter mais fusion com a presença da guitarra distorcida, ganha então um aspecto mais moderno e despojado, sem barreiras, porém a viola continua trabalhando dando um retoque artesanal e interiorano para concordar com o texto que é bem interessante. A faixa 04, Preciso de Amor, também tem a presença marcante da viola, e nos apresenta uma letra de estilo introspectivo, quase que de meditação do autor. Percussões foram trabalhadas com liberdade neste cd, porém tentei manter o equilíbrio que as letras sugeriam. O trabalho de produção deste cd apresenta uma liberdade de arranjos muito curiosa, destaque pra a faixa 08, Meu Ninho, violões aço com clichês rítmicos foram usados a vontade, vocalizes também foram explorados, porém com certa cautela. Uma observação eu faria, a faixa 09  “Eu gosto mesmo é de Você”, fora produzida pensando em uma voz feminina levando em consideração um outro projeto que estava em andamento, um estilo um pouco mais elétrico e popular, porém o autor sugere adicionar o fonograma ao cd, então tive que me adaptar à canção já pronta a qual não fora produzida pensando em minha interpretação, porém, como a intenção do cd a princípio não mercadológica, entendi que não teria problema nesta sugestão, a canção só não ficou deslocada no contexto geral deste cd, porque a outras faixas desenham uma certa versatilidade entre os fonogramas.
No geral o cd é muito bom, e que tem agradado a muitos ouvintes.

Anuacy Fontes
   .

0 comentários:

Postar um comentário