terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CD NATUREZA VIVA - ANUACY FONTES - CANÇÕES DE ADILSON CORDEIRO - 2010


Natureza Viva

Escrever arranjos, executá-los e interpretar este cd foi muito gratificante.
A faixa 05, Natureza viva, a que dá título ao cd,  de cara já sugeria arranjos para violões aço e viola, isto foi fabuloso. Pensei em criar ritmos gerados a partir de instrumentos singulares na região, a base rítmica foi de moringa, e para as freqüências médias altas, aquelas que dão cintura a música, optei por usar o caxixí misturado com o shake, o resultado foi ótimo. A canção é um louvor a natureza e seus predicados de uma forma quase que filosófica, texto belíssimo.
O cd abre com a faixa Parecia Verão, dei um ar meio pop, pois o tema era leve e discretamente melancólico. “Boi Fora da Manada”, faixa 02, é bem  nordestina, um colorido de viola junto com a pulsação forte da zabumba deu um certo diferencial, e ainda o violão nylon aparece  em ostinato extremamente presente e dando ritmo harmônico a peça.
A música 03 Cidade Grande, é linda, tem uma mensagem fabulosa, real, verdadeira, e trata do êxodo interiorano de uma forma poeticamente romântica. Optei por usar vocais bem trabalhados, isto deu classe ao arranjo, e ainda a viola caipira foi foi também marcante durante toda a música.
A canção “Petrolina e Juazeiro”, traz uma curiosidade: ela é um xote sem sanfona, isto foi proposital, criei aí um cenário moderno sem perda de características, harmonias bem mais trabalhadas que o xote convencional, também os vocais foram decisivos pra colocá-la num patamar mais clássico. Gostei muito do resultado.
Ousei dar um ar mais pop ao cd com arranjo de “Sem Destino”. A faixa 07,
“Hoje é dia de cantar”, eu posso considerar um clássico das composições de Adilson Cordeiro, é claro que inovei algumas coisas na harmonia da canção, isto para proporcionar aos vocais uma melhor performance. vocalizes deram um clima discretamente pop a peça, e ainda a presença da viola, sempre marcante.
A faixa 10, “Meu Mundo”, ficou muito boa, muito legal, leve, com cara de gente grande. o dobrado de viola e o vocalize na introdução deixou-a em uma planície imaginária de horizontes. Esta canção tem uma linha modesta de violinos, mas que marcam tanto nas introduções como no refrão, gostei muito de produzi-la.
Posso considerar este cd como uns dos melhores de todo o projeto, texto, melodias, arranjos, interpretação, acho que amadurecemos baste neste ponto.
Anuacy Fontes

0 comentários:

Postar um comentário