Projeto Adilson Cordeiro

                     Anuacy Fontes teve o privilégio  de participar e ser responsável pela
produção musical de 8  dos 24 Cds do compositor Adilson Cordeiro.
Adilson Cordeiro
  Adilson  Cordeiro, natural de São Bento do Una – Pernambuco, atualmente reside em Recife, empresário, se descobriu como compositor em 2010, onde deu início à criação de suas obras. logo depois da composição de suas músicas resolveu registrar em cd seu pequeno acervo, que assim tornou-se bem maior e notório. 
Anuacy Fontes entra então logo no início do projeto apenas como técnico de gravação e produção,
 atuando em seus primeiros CDs, onde a convivência permitiu apresentar ao autor Adilson Cordeiro, gradativamente os meus conhecimentos e experiência técnico artística, onde o mesmo de forma bem acessível apresentou-lhe algumas musicas, permitindo-o então sugerir linhas de arranjos e direcionamento artístico para as diversas canções que estavam sendo mostradas; O direcionamento artístico sugerido ao autor foi bem recebido e aprovado, acolhendo algumas observações que o mesmo colocara. Deste ponto a ligação profissional aprofundou-se e mais canções foram colocadas para serem trabalhadas.  Discutiu-se então que agora a continuidade do projeto deveria ter uma linha mais específica, chegamos a uma conclusão que a gravação de dois Cds instrumentais baseados em sua obra poderia ser interessante. 


Cada arranjo era apresentado e muito bem aceito, instrumentos acústicos foram de grande valia nesta fase do projeto. Optou-se por usar bastantes elementos percussivos regionais, e ainda um foco mais definido sobre a sonoridade da viola caipira de dez cordas, violões aço também foram utilizados vastamente. A inserção de vocais múltiplos nas canções foi decisiva para dar um aspecto mais clássico ao trabalho. 
Dissonâncias harmônicas foram tratadas com cuidado para não desviar o foco central da obra. Durante a elaboração dos arranjos, os quais eram apresentados ao autor antes de sua gravação propriamente dita, houve pouquíssima ingerência  na base das obras, letras e melodias foram preservadas praticamente na sua originalidade, as pequenas modificações foram acompanhadas e discutidas pessoalmente com o autor, que sempre foi acessível a sugestões. Deste momento em diante, senti que a ligação passou do compromisso puramente profissional, e   se estreitou pois eu já estava envolvido com o conjunto da obra, com a sua totalidade e não apenas com um ou dois Cds isolados. As gravações tornaram-se pra mim extremamente prazerosas, e o amadurecimento artístico do autor tornou-se visível a todos os envolvidos no projeto. Encerra-se então neste período um total de oito Cds gravados e interpretados por Anuacy Fontes, os quais lhe deram muito prazer e lhe fez  honrado por registrar com esta obra os meus dons artísticos.

Desebvolvimento do Projeto

O projeto de Adilson Cordeiro é bem mais amplo do que atinge a participação de Anuacy Fontes, o compositor encerra esta primeira estapa de sua obra com 222 canções gravadas em 24 Cds, em tempo record, feito que lhe rendeu um título de recordista no Rank Brasil (clik e veja).
Outros profissionais foram envolvidos; destaque para os arranjos de Beto do Bandolim, e Ricardo Dantas, interpretações de Ed Carlos, Rodrigo Queiroz, Miguel Angel e André Pimentel, além de Amanda Santos.
Frevo, Samba, Romântico, Gospel, a diversificação do acervo é mútipla, mostrando a versatilidade em suas composições.

Participar do projeto Adilson Cordeiro foi muito interessante, pois Anuacy foi desafiado a criar, elaborar arranjos diversos em tempo e  forma ininterruptas. Pode conhecer um pouco do autor através de suas canções, dar sonoridade às poesias que revelavam um pouco de si de sua experiência de vida e também dos personagens por ele criados para compor as musicas. Um trabalho desta natureza não pode ser realizado sem cumplicidade artística de todos os envolvidos, mostrou particularmente a ele como é desafiador e compensador vestir de sonoridades múltiplas os personagens e sentimentos revelados em cada peça musical, e que cada uma destas peças tem um caráter próprio assumindo assim uma identidade poética. Cada música arranjada, gravada, interpretada, tem um significado particular, nostalgia, saudade e saudosismo, encorajamento, reflexão, enfim, este trabalho trouxe pra mim uma oportunidade de caminhar em universos paralelos. Experienciar  poeticamente situações de outro é simplesmente mais do que experimentar um cenário, é se deixar fazer parte de um elenco, onde a força interpretativa que estas canções sugerem, me fazem vivenciar momentos de pura verossimilidade e licença poética.


Para Anuacy, trabalhar nas obras do compositor Adilson Cordeiro é a efetivação de um projeto que começa a ter notoriedade, não somente por seu poder quantitativo, mas por sua qualidade e conteúdo. 
Hoje o compositor Adilson Cordeiro já é uma participante, um destaque na cultura pernambucana. algumas de suas canções podem ser ouvidas neste blogger e no site www.anuacyfontes.com.br em Discografia.
No botão "Comentando o CD", deste mesmo blog, você pode ver uma pouco da história de produção e uma análise pessoal de Anuacy a cada um destes Cds.